sábado, 9 de agosto de 2008

GRIT Participa em Acção de Formação da ILGA-Europa

O GRIT participou numa acção de formação sobre documentação de violações dos direitos humanos organizada pela ILGA-Europa, realizada em Bruxelas no início de Julho. A formação teve como objectivo a capacitação dos formandos nas áreas da monitorização e documentação das violações dos direitos humanos, e insere-se num conjunto de projectos, financiados pela ILGA-Europa, que estão a ser levados a cabo por várias associações europeias.

O GRIT e a Associação ILGA Portugal encontram-se a conduzir um projecto neste âmbito – o Trans Formation – que pretende documentar as violações dos direitos humanos com base na identidade de género e apresentar uma visão global da situação, a nível social, legal e clínico, da população transsexual portuguesa. O resultado do projecto será um documento a ser utilizado como fundamentação para reivindicações nas áreas da saúde, educação, emprego, e segurança social.

A formação tomou lugar de 9 a 11 de Julho, com representantes de associações da Turquia, Chipre, Látvia, Ucrânia, Arménia, Kosovo, Geórgia, Montenegro, Sérvia e Eslovénia, e contou com Judith Dueck (HURIDOCS) e Serghei Ostaf (CreDO) como formadores. No primeiro dia cobriram-se os aspectos de monitorização e documentação, no segundo a sua utilização no contexto reivindicativo, e no terceiro foram avaliados os projectos a decorrer no âmbito do fundo.

Fotografias da formação

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License.