segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Últimas Iniciativas do GRIT

Para além das iniciativas já noticiadas, em 2007 o GRIT desenvolveu outras actividades:

Em Setembro, reunimos com Yvo Postma, casemanager do Grupo de Trabalho Transgenerismo, Religião, e Ética. Trocamos impressões sobre a situação da comunidade transsexual nos dois países. Discutimos também a vertente espiritual na transição, e o diálogo e integração da comunidade nos espaços religiosos (relato em holandês).

Em Outubro, um elemento da coordenação do GRIT esteve presente na conferência anual da ILGA-Europe, em Vilnius, desta vez sob o tema "Direitos LGBT São Direitos Humanos", pela Associação ILGA-Portugal, e também na reunião da EU-Network que precedeu a conferência, em representação de Portugal.

Em Novembro, estivemos presentes na reunião interassociativa que decorreu no Centro LGBT de Lisboa, e que antecedeu a conferência de encerramento do Ano Europeu de Igualdade de Oportunidades para Tod@s. Encontramo-nos com Victoria Mullen e Julia Ehrt, representantes da comunidade transsexual irlandesa e alemã, e trocamos experiências sobre a vivência transsexual nos diferentes países, bem como ideias para o futuro reivindicativo comum.

Novamente em Novembro, participamos na vertente da transsexualidade da atribuição dos prémios Arco-Íris, cuja cerimónia teve lugar no Centro LGBT, no dia 10. Entre os contemplados, estiveram Pedro Abrunhosa, pela canção "Balada de Gisberta", sobre Gisberta Salce Júnior, a mulher transsexual morta no Porto em Fevereiro de 2006, e o programa "Tardes da Júlia", por, entre outras abordagens das temáticas LGBT, incluir também a transsexualidade.

Já em 2008, estivemos presentes numa tertúlia organizada pelo Grupo do Porto da rede ex aequo, a 26 de Janeiro. Foram discutidos conceitos básicos acerca da transsexualidade e transgenerismo, a vivência e problemáticas enfrentadas pelas pessoas transsexuais no dia-a-dia, seguidos de um debate sobre os temas abordados.

Também colaboramos em vários trabalhos académicos sobre transsexualidade, demos resposta à solicitação de jornais e revistas, e a pedidos pessoais de informação.

Prometemos continuar ainda mais activ@s, e, em breve, poderão ler aqui sobre as actividades que já planeamos para o resto de 2008!

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License.